Fui entrevistado pelo jornalista Rafael Farias Teixeira da Ed. Globo (Revistas Monet, Galileu e Época São Paulo) e falei sobre a EntreQuadros e meus futuros projetos.
Segue o link pra quem quiser conferir o blog do Rafael.

Quadrinista e organizador da POC CON
Fui entrevistado pelo jornalista Rafael Farias Teixeira da Ed. Globo (Revistas Monet, Galileu e Época São Paulo) e falei sobre a EntreQuadros e meus futuros projetos.
Segue o link pra quem quiser conferir o blog do Rafael.
Tem tirnha nova no TopBlog. Confiram!
Abaixo segue a charge para o Jornalistas & Cia dessa semana.
A greve dos jornalistas de São Paulo em 1979, que completou 30 anos em maio último, foi um marco na história da atividade, em todos os sentidos. De um lado, por talvez ter sido o momento de maior mobilização dos jornalistas brasileiros; e, de outro, porque foi danosa e perversa com grande parte de quem dela participou. Entretanto, ela não foi marcada apenas por esses fatores. Se, de um lado, a falta de planejamento, de ações coordenadas e a precipitação das decisões comprometeram sua eficácia, de outro, provocaram situações hilariantes. Quando os jornalistas perceberam que era tarde demais para salvar o movimento, aíram no desespero, produzindo situações divertidas e histórias saborosas como a que se segue.
O radialista esportivo José Italiano brilhava na década de 70 com a equipe de profissionais da Rádio Gazeta, entre eles, Milton Peruzzi, Peirão de Castro, Geraldo Blota e Rubens Pecci. Pois bem, ficou acertado que José Italiano, cujo programa era transmitido logo às 6 da manhã, serviria de alerta para outros companheiros de rádio aderirem ao movimento.Se ele fosse ao ar, todos os demais também deveriam trabalhar; caso contrário, nem entrariam na emissora. Para viabilizar o esquema, Italiano passou na sede do Sindicato dos Jornalistas e negociou um piquete especial.
Como estava sofrendo muita pressão dos patrões para ir trabalhar, se houvesse um piquete na porta poderia faltar alegando que os piqueteiros não o deixaram entrar.
Dois dias depois, o piquete especial não foi lá um sucesso. Até imagino a causa…

Tem tirinha nova no TopBlog. Confiram!
Abaixo segue uma charge para o Jornalistas & Cia

Na redação da Folha de S.Paulo, entre o intervalo de um texto e outro, Zé Aparecido, um cara bem humorado e cheio de presepadas, protagonizou um dos episódios mais hilários de sua carreira.
Ele não tirava os olhos do copidesque recentemente chegado à Redação. Fazia frio em São Paulo e o sujeito ia ao trabalho bem composto. Usava terno, como manda o figurino, com direito a colete, lenço na lapela, sapato brilhando e um chapéu comprado nas lojas Prada na rua São Bento.
O que intrigava o Zé é que o cara não gostava muito de conversa. Chegava, colocava o paletó na cadeira e pendurava o chapéu ao lado da mesa. Recebia os textos, cumpria a tarefa e saia olimpicamente sem dizer tchau. Comportamento estranho em um ambiente onde o fechamento terminava em grandes papos, comidas de todo o tipo e bebericagens.
Já que ele só quer saber de trabalho, pensou o Zé, vou mexer com sua cabeça… No dia seguinte começou a por em prática seu plano. Um plano que envolveu uma visita estratégica às lojas Prado, da São Bento, e todos vão saber porquê. Enquanto o colega foi tomar um lanche, Zé Aparecido, sorrateiramente, pegou o chapéu do cara e o trocou por um outro, muito parecido, porém com número menor. Na saída, vendo o copi colocar o chapéu, deixou-o ainda mais intrigado perguntando, na frente de toda a redação, com um tom de voz elevado, se ele estava com algum problema na cabeça. O copi, secamente, disse não! e caiu fora. Na Redação, conhecendo a fama do Zé Aparecido, todos riram muito, esperando pelo que viria no dia seguinte. Mas ele se manteve firme e nada revelou, aumentando o suspense.
Dia seguinte, a mesma rotina, a mesma hora do lanche e nova troca de chapéu. Aí com toda a Redação observando a reação do copidesque e se contendo para não estragar a “brincadeira”. Veio a substituição por um número ainda menor e a pergunta do Zé ao se despedir do colega, com um esforço grande para demonstrar que estava muito assustado: “Você está doente?”. “Por quê você quer saber – retrucou o copidesque, acrescentando quase em pânico – você está notando algo de diferente em mim?”. “Sei lá, cara – disse o Zé – estou te achando tão pálido… sua cabeça parece que está mais inchada do que ontem…”
Embora nada tenha respondido, o copi, na saída, fez menção de reconhecer uma certa dificuldade em colocar o chapéu. Teve gente que se atirou no chão de tanto rir, já antevendo a terceira etapa da brincadeira.
No terceiro dia, o homem não resistiu. Com a terceira troca seguida de chapéu, quase aos prantos, revelou aos amigos sua preocupação e disse que estava pensando em pedir uma licença médica, que já tinha marcado uma consulta num especialista, que estava achando que ia morrer, que sua cabeça estava a ponto de explodir, e que ele não sabia enfim porque em três dias sua cabeça havia inchado tanto…
Só foi se dar conta de que não era a cabeça que inchara mas o chapéu que diminuíra e que caíra no “conto do chapéu” do Zé Aparecido quando este, mestre em fugas, escafedeu-se escada abaixo, deixando para trás uma Redação explodindo numa imensa e uníssona gargalhada.
Como brinde, o nosso copi ficou com os três chapéus de presente.
Já está na rede a nova edição do programa Banca de Quadrinhos para o qual dei uma curta entrevista sobre a EntreQuadros.
Além de mim, outros destaques do programa foram o pessoal do Mondo Urbano (Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco e Rafael Albuquerque) – autores da trilogia Power Trio, Overdose e Cabaret – e a final do WCS Brasil 200.
O programa Banca de Quadrinhos é exibido toda quarta-feira, às 20h30 no Canal de São Paulo e na BlueTV (18-TVA – São Paulo e Rio de Janeiro). Também pode ser assistido aqui.
Charge para o Jornalistas & Cia
Um belo dia, Laís de Castro foi pegar uns papéis na casa de Cristina Duarte, então chefe da redação da revista Claudia, e o vira-latas que ela amava e se chamava Garoto (filho da vira-latas da propria Laís), deu-lhe uma mordida tão forte que rasgou sua calça jeans e enterrou os dentes em sua minha coxa. Precisou até tomar uma antitetânica. De lá foi direto para a redação da Claudia, mancando e com a calça rasgada.

A Cristina chegou depois dela. Parou em sua baia e lhe deu um presente: um lindo corte de linho! Junto, um cartão: “Lais, me desculpe, não fiz por querer e sinto muito. Beijos do Garoto”.
E saiu uma resenha da EntreQuadros no UniversoHQ! Para conferir clique aqui.
Charge da semana para o Jornalistas & Cia
Durante a transição, o então presidente Tancredo Neves, recebeu um grupo de parlamentares para discutir a reserva de mercado no setor de Informática. Após a reunião, dois jornalistas começaram a entrevistar o presidente que respodia às perguntas andando ininterruptamente. Só pararam quando, para surpresa geral, Vossa Excelência atravessou o gabinete e foi direto para o banheiro, de onde continuou, de portas abertas, a responder as perguntas…

Também tem tirinha nova no Top Blog. Confiram!
E a revista EntreQuadros já pode ser adquirida nos pontos de venda do 4Mundo de São Paulo ou pela internet diretamente pelo meu site ou pelo site da Comix.

O lançamento da EntreQuadros na livraria HQ Mix foi bom demais da conta! Muitíssimo obrigado a todos que compareceram!
Além de mim, o Mauricio Brancalion também estava lançando a sua revista – Sagu – e pude conhecer um pouco de seu trabalho.
Logo logo, posto mais fotos do evento. Esta aí de cima foi tirada pelo pessoal do ImpulsoHQ que foi lá cobrir o lançamento.
Neste sábado, dia 20, participei do programa HQ & Cia da AllTV, apresentado pelo César Freitas. Além do lançamento da EntreQuadros, conversamos um pouco sobre as recentes polêmicas envolvendo a seleção de algumas obras de quadrinhos para programas de ensino. Em breve, o programa estará disponível na internet.
Também concedi uma curta entrevista para o Programa Banca de Quadrinhos que deve ir ao ar nesta quarta-feira, às 20h30 no Canal São Paulo.
Disponibilizei também um wallpaper (nos formatos 1024×768 e 1280×800) da EntreQuadros em meu site. Para ver, clique aqui.
A EntreQuadros já se encontra disponível na Livraria HQ Mix e na Comix. Em breve chegará a outros pontos de venda do 4Mundo.
Chegou hoje da gráfica!!! 😀


E o lançamento será dia 19/06, na Livraria HQ Mix (Praça Roosevelt, 142), a partir das 19h30.
Segue abaixo o convite. Compareçam!

E tem tirinha nova no TopBlog. Confiram!
Charge para o Jornalistas & Cia
Ruy Fernando Barboza, quase 50 anos de Jornalismo, passou por várias redações, entre elas a da Folha de S.Paulo, de 1963 a 1969. Naquela época, o secretário de Redação da Folha era o Woyle Guimarães (hoje na GW) e o chefe de Reportagem que, digamos assim, gostava de receber um presentinho. Um dia, Ruy passou um trote no chefe de reportagem: ligou dizendo que era da empresa Vinhos São Roque S.A. e que estavam querendo mandar duas caixas de vinho para o chefe de Reportagem. Pediu nome, endereço e o Alves deu. Em seguida, Ruy ligou para a portaria da Folha e disse que era da Redação do Notícias Populares e que haviam chegado duas caixas de vinho lá, endereçadas ao chefe de reportagem. Em seguida, telefonou para a redação do NP e falou que era da Redação da Ultima hora, com a mesma informação. Finalmente, ligou para a Redação da UH e disse que era de um hotel que havia na avenida Duque de Caxias, ali perto, e que por engano haviam entregado vinhos lá para o chefe de Reportagem da Folha. Não deu outra: o chefe de reportagem foi correndo até o hotel e voltou esbaforido para a Redação, xingando todo mundo, porque tinham roubado duas caixas de vinho que eram dele…

E tem tirinha nova no Top Blog. Confiram!