Quadrinhos na Cultura

No dia 05 de setembro estarei presente no evento Quadrinhos na Cultura, promovido pela Livraria Cultura de Brasília. Segue abaixo o release e a programação completa do evento que vai do dia 03 a 05 de setembro:

Quadrinhos também é coisa de gente grande, pensando nisso a Livraria Cultura oferecerá, nos dias 03, 04 e 05 de setembro, aos leitores e escritores de quadrinhos do distrito federal, 16 horas de atividades. A programação conta com oficinas, palestras, bate-papos e, até mesmo, a construção de uma HQ coletiva, escrita e ilustrada pelos artistas e pelo público presentes no evento.

O evento será aberto, às 19h30 da sexta-feira (03/09), com a palestra “O simbolismo dos super heróis” que busca relações entre os heróis dos quadrinhos e filosofia, mitologia, moral e religião. Às 21h, será oficialmente iniciada uma HQ coletiva, que será criada ao longo do evento pelos artistas e pelo público presente.

No sábado, a programação começa às 14h, e conta, dentre outras atividades, com bate-papo sobre quadrinhos e educação, às 16h e uma sessão de autógrafos coletiva, às 18h, com a presença de destacados quadrinistas da cidade.

Ainda no sábado, às 16h a Livraria convida roteiristas e ilustradores a comparecer para um bate-papo informal, em que possam trocar ideias e experiências e, quem sabe, estabelecer parcerias para a produção de novos trabalhos.

Já o domingo será o dia dos bate-papos, com os temas: bate-papo “ilustrado”, com a presença de destacados ilustradores e cartunistas da cidade, às 15h; “mulheres nos quadrinhos”, às 16h; e “COMIC x WEBCOMIC, internet: heroína ou vilã?”, às 16h30.

Apesar do foco no público adulto, o evento conta também com programação para a criançada. No sábado (04/09), personagens de quadrinhos farão uma maratona de contação de histórias, às 14h; e haverá uma oficina de ilustração de quadrinhos para jovens de 7 a 14 anos, também às 14h. Já no domingo, os pequenos leitores poderão participar de uma divertida oficina em que aprenderão a montar bonequinhos de papel (CubeeCraft) de famosos personagens dos quadrinhos, às 14h30.

O evento conta com a presença confirmada de 16 quadrinistas brasilienses (vide lista de confirmados abaixo).

Data: 03, 04 e 05 de setembro de 2010.
Horário: Vide programação para saber o horário de cada atividade.
Local: Livraria Cultura CasaPark Shopping Center (SGCV Sul, Lote 22 – Guará/DF).
Informações: 3410 4033.

ENTRADA FRANCA

Programação completa disponível em: http://migre.me/17tqY.
Autores com presença confirmada no evento:

Cícero, jornalista ilustrador, com formação técnica em Desenho de Propaganda e 31 anos de experiência, publica diariamente charges e tirinhas no Jornal de Brasília.

Delmo Arguelhes, doutor em história das idéias (UnB – 2008) e professor dos departamentos de História e Relações Internacionais do UniCEUB.

Evandro Vieira, quadrinista, ilustrador e músico. É idealizador do projeto “Quebraqueixo – A Banda Desenhada”, que consiste na publicação de um livro com 15 adaptações das letras da banda Quebraqueixo feitas por diversos quadrinistas.

Fabrício Matos, formado em Artes Plásticas na Universiade de Brasília, com projeto de conclusão de curso sobre Histórias em Quadrinhos na Arte/Educação. Desenvolveu, em parceria com Adriano Carvalho, o fanzine “Dejeto” com criticas bem humoradas sobre o cotidiano dos habitantes do Distrito Federal e da política de Brasília. Desde 2008, leciona desenho e quadrinhos para crianças e adolescentes com produção e criação de personagens na Oficina de Arte – Espaço de Arte e Cultura na 104 norte em Brasília.

Felipe Sobreiro, publicado na Heavy Metal Magazine, antología Popgun (da editora Image Comics), vários números de Cthulhu Tales e Zombie Tales (editora BOOM! Studios), e colorista do webcomic EARTHBUILDERS, do site Zudacomics.com (da editora DC Comics).

Gabriel Góes, brasiliense, Ilustrador e quadrinista. É um dos editores das revistas Samba e Kowalski.

Gabriel Mesquita, brasiliense, desenhista e quadrinista. É um dos editores da revista Samba.

Gomez, quadrinista e ilustrador, contribuiu para publicações como Bongolê Bongoró e Beleléu. Atualmente trabalha para o Correio Braziliense.

Guilherme dos Reis, blogueiro, escreve regularmente para o ficcaohq.blogspot.com/.

Lucas Gehre, artista plástico e quadrinistas. É um dos editores da revista Samba e autor do livro “Amarelo” que recebeu menção honrosa na Feira de quadrinhos do Piauí de 2008.

Mário César, trabalha com histórias em quadrinhos, ilustração e design gráfico. É chargista do informativo Jornalistas & Cia, desde 2006 e publica tiras de humor para o Top Blog da MixMD. Em junho de 2009, publicou a primeira edição da EntreQuadros, obtendo sucesso de público e de crítica, sendo inclusive indicada ao Troféu HQMix na categoria de Melhor Publicação Independente de Autor. Em abril de 2010, lançou uma nova edição de EntreQuadros intitulada, A Walk on the Wild Side.

Maurenilson, trabalha, desde 2001, para o Correio Braziliense como Ilustrador. Ganhou cinco prêmios internacionais concedidos pela The Society for News Design e um premio Esso de criação gráfica por seus trabalhos nas páginas do jornal Correio Braziliense.

Mauro César, artista plástico formado pela UnB com trabalho  de conclusão de curso sobre a importância das histórias em quadrinhos na educação. É Coordenador e Professor da Oficina de quadrinhos de Ceilândia (DF).

Nestablo, carioca radicado em Brasília, iniciou-se nos quadrinhos em 1998 com a publicação independente “Lady Dragão”, em 2001 publicou “Os Carcereiros” pela editora Escala, bem como pinups e quadrinhos do personagem “Eddie” da banda Iron Maden. Desde 2005, trabalha na série em quadrinhos Zona Zen, publicada até 2008 na revista Tablado e agora no blog de mesmo título. Foi indicado ao prêmio HQMIX como roteirista revelação de 2007 pelas tirinhas Zona Zen. Lançou o álbum Zoo pela editora HQM em dezembro de 2009. Apaixonado pela vida animal e contra a violência, fez de tais temas seu objetivo de vida.

Rafael Fernandes. Roteirista de quadrinhos e escritor. Publicou os livros “Dýnamis Érrion” (2000), “Almanaque do Dinâmico Erre” (2004) e “Dýnamis Érrion 2” (2005); e dois números da revista em quadrinhos “Dinâmico R” (2003 e 2009). Escreveu e produziu duas peças de teatro (2001 e 2007) e dois vídeo-clipes (2002 e 2007) com o personagem Dinâmico R. Vencedor da Bolsa Brasília de Produção Literária 1998.

Stêvz é Estevão Vieira, brasiliense, ilustrador e músico.

Verônica Silva de Souza Saiki, quadrinista, designer e artista plástica. Autora de Verdugo, o inacreditável. Atua em projetos de quadrinhos na educação em escolas públicas do DF.

Vivianne Fair (nome verdadeiro Viviane Machado), nasceu no Rio de Janeiro, atualmente mora em Brasília. É autora do livro “Cavaleiros do RPG/ Quem precisa de Heróis” e da trilogia cômica “A caçadora – sorriso de vampiro” e “A caçadora- sussurros das sombras”. Trabalha também com ilustrações, inclusive internacionais, e mora com seu filho, um crítico ferrenho de suas obras, mas que ela ama com toda certeza.

Uma resposta para “Quadrinhos na Cultura”

  1. Hello. I wanted to ask 1 thing…is this a wordpress web website as we are planning to be shifting more than to WP. Furthermore did you make this template yourself? Thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.