Neste sábado participo de um evento antes da parada LGBT em São Paulo. Trata-se do OCUPA!, evento multimídia que o Telstar Hostels está organizando que conta com perfomance, exposição, exibições e mesas de bate-papo com artistas das mais diversas áreas. A primeira edição será voltada a temas LGBT e participo de uma mesa às 18h40 com outros artistas. Também estarei por lá vendendo e autografando meus quadrinhos. Estão todos convidados!
‘Em algum lugar para além do arco-íris, bem mais para lá, existe uma terra a qual ouvi sobre numa canção de ninar…’
Todos buscamos algo. Buscamos nosso lugar no mundo, o pote de ouro no fim do arco-íris. Porém, para achar esse lugar durante nossa busca, nos deparamos com obstáculos que vão aos poucos esvaziando esse pote até que nele restam apenas sonhos desfeitos que um dia poderiam reluzir feito ouro. Os papéis sociais que se espera que desempenhemos, nos pedem a todos imitar um estereótipo normativo, deixando todos nossos potes um cinza igualzinho.
Em algum momento precisamos juntar a coragem necessária de ir além do céu cinza, atravessando as fronteiras das normas sociais para encontrar nosso lugar, nossa voz e nossa liberdade. Existe um arco-íris depois do arco-íris, de cores muito mais ricas e brilhantes, quase não se pode distinguir uma da outra já que umas são tão belas quanto as demais. São as cores de quem ousou ir para além do arco-íris para expressar sua verdadeira identidade, seu ser único e inigualável. Lamentavelmente, nossa sociedade fica com um pouco de medo de quem tem a coragem de ir além, e às vezes responde com invisibilidade e o esquecimento.
Em sua primeira edição, ‘Ocupa!’ vai além do arco-íris para homenagear essas pessoas que estão determinados a viver de maneira autêntica mesmo que isso signifique viver à margem da sociedade. No Sábado, 28/05/2016, véspera da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (a maior do Brasil e uma das maiores do mundo), receberemos diversos artistas que tem muito a dizer sobre as questões de identidade de gênero, orientação sexual e cidadania LGBT além de contarmos com a presença do CRD – Centro de Referência da Diversidade, uma instituição que trabalha para dar acolhimento e encaminhamento social à população LGBT que está à margem da sociedade normativa e também da sociedade LGBT como um todo (parte da arrecadação será doada ao CRD para que ele possa seguir com esse trabalho de vital importância não apenas para a comunidade LGBT mas para a sociedade em geral).
Este e um convite para celebrarmos o direito à livre expressão, à autenticidade, a identidade, diversidade e a liberdade de sermos quem somos, como somos.
Junte-se a nós nessa data especial e iremos juntos para aquele lugar especial além do arco-iris, onde todos podemos ser o que desejarmos sem medo ou julgamento.
*PROGRAMAÇÃO*
13:00hs – Abertura
14:40hs – Bate papo com Paulo Sérgio Morais, autor de ‘Olho Grego’ e ‘Condicional’
15:20hs – Bate papo com Samuel de Paula Gomes, autor de ‘Guardei no armário’
16:00hs – Show da banda “Isso e as biscates”
16:40hs – Bate papo com Roberto Muniz Dias, mestre em literatura pela UNB, dramaturgo e autor de ‘Adeus a Aleto’, ‘Um buquê improvisado’, ‘Urânios’, ‘Uma cama quebrada’ (peça)
17:20hs – Debatendo a diversidade: Apresentação do trabalho do CRD – Centro de Referência da Diversidade e debate sobre diversidade, discriminação, preconceito e marginalização da população LGBT e caminhos para a inclusão social.
18:00hs – Show da banda “Verónica Decide Morrer” (Participação Daniel Peixoto)
18:40hs – Mesa de bate-papo entre os artistas participantes, convidados e o público.
20:30hs – DJ Bispo + DJ Oba
24hs – Fechamento da casa.
*INSTALAÇÕES* Corpo Tóxico: A relação entre a masculinidade tóxica e a transfobia (fotografía + performance + textos). Por Anahi Lucas, Letícia Maia, Hideo Kushiyama, Gael Oliveira, Thais Haliski /// Mamilos livres: Livertade de mostrar os corpos femeninos e masculinos (lambe-lambe) Por Leticia Bahia /// Desfrutarse: O tabú da masturbaçao feminina (relatos anónimos). Por Beatriz Cruz.
*TIME* /// Ideia criativa e produção executiva: Anahi Lucas – Fabio Casaca – Alexandre Melo /// Assessoria de imprensa: Rubia Formaggi ///
*ONG* /// CRD – Centro de Referência da Diversidade desenvolve ações que possibilitam a inclusão social e a geração de renda. É um espaço destinado a atender homens e mulheres, profissionais do sexo, gays, travestis, transexuais e portadores de HIV/Aids em situação de vulnerabilidade e risco social. O CRD tem como meta compatibilizar o respeito à diversidade, à autonomia e às escolhas individuais e visa oferecer acolhida e escuta especializada às múltiplas necessidades de seus usuários; de forma a promover orientação adequada e encaminhamento a serviços de assistência, de saúde e jurídicos. Para mais informações: http://
*O LOCAL* /// TELSTAR é um hostel que desde a sua concepção em 2011 carrega em seu DNA, arte, cultura e inquietação. O empreendimento localizado no bairro da Vila Mariana a poucos metros da estação de mesmo nome, abriga em seu subsolo um espaço cultural recentemente batizado de SUBMUNDO 177, com estrutura para eventos culturais, gastronômicos e festas. Fotografia, quadrinhos, artes plásticas, música, grafite, moda já foram temas de eventos realizados no espaço. O intuito é e sempre será abrir espaço para talentos de diferentes vertentes artísticas, ajudando assim a manter o cenário cultural alternativo da cidade em movimento.
SERVIÇO
O QUE: OCUPA! – Edição Além do Arco-Íris
QUANDO: Sábado, 28/05 à partir das 13:00hs
ONDE: Submundo177 – Rua Capitão Cavalcanti, 177 – Vila Mariana
QUANTO: R$10 + 1kg de Alimento ou R$15